DISPONIBILIZA AOS ESTUDANTES E PROFISSIONAIS UMA AMPLA ACESSIBILIDADE AO ENSINO EFICAZ DE ALTA QUALIDADE, ATRAVÉS DA EAD (EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA). A INSTITUIÇÃO POSSUI UMA PRÁTICA CONSTANTE DE ATUALIZAÇÃO FORNECENDO RECURSOS TECNOLÓGICOS INOVADORES, COM CONTEÚDOS ON-LINE, ANIMAÇÕES, EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO E OBJETOS DE APRENDIZAGEM, QUE AUXILIAM NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO CONTEMPORÂNEO, CRÍTICO E COM EXPRESSIVA ATUAÇÃO SOCIAL.
Informações
O CURDO DE CAPACITAÇÃO EM CUIDADOR DE IDOSOS TEM O OBJETIVO DE CAPACITAR OS CUIDADORES A LIDAR COM IDOSOS INDEPENDENTES OU DEPENDENTES, ACAMADOS OU NÃO, INCLUSIVE EM ESTADO DE DEMÊNCIA, NAS DIVERSAS INSTÂNCIAS DE ATENÇÃO – COMUNIDADE, HOSPITAL, CLÍNICA, DOMICÍLIO E INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA, BEM COMO A RELACIONAR-SE COM OS SEUS FAMILIARES E TRABALHAR EM EQUIPE MULTIDISCIPLINAR.
O CURSO É DESTINADO PARA AS PESSOAS QUE TÊM INTERESSE NA PROFISSÃO DE CUIDADOR DE IDOSOS; OBJETIVANDO CAPACITAR O ALUNO PARA O ATO DE CUIDAR, ASSISTIR A UMA IDOSO, IDENTIFICAR SUAS DEMANDAS E ESTIMULAR SUA AUTONOMIA, MELHORANDO A SUA QUALIDADE DE VIDA.TRATA-SE DE PROFISSÃO RECONHECIDA E INSERIDA NA CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO COM O CÓDIGO 5162-10 (CUIDADOR DE PESSOAS IDOSAS E DEPENDENTES E CUIDADOR DE IDOSOS INSTITUCIONAL).ESTA CAPACITAÇÃO É EXIGIDA AOS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS.
MÓDULO | DISCIPLINAS | CH |
---|---|---|
1 | ALGUMAS EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS : CUIDADOR DOMICILIAR NA ESPANHA | 0 |
1 | ALGUMAS EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS : CUIDADOR DOMICILIAR NO JAPãO | 0 |
1 | CUIDADOR FORMAL | 0 |
1 | CUIDADOR PROFISSIONAL | 0 |
1 | EMPREGADORES E CUIDADORES FORMAIS | 0 |
1 | EXERCÍCIOS DO MÓDULO I | 0 |
1 | IMPORTÂNCIA DO CUIDADOR | 0 |
1 | O CUIDADOR - DEFINIÇÃO | 0 |
1 | O CUIDADOR E A CBO | 0 |
1 | PRINCÍPIOS ORIENTADORES | 0 |
2 | A IMPORTÂNCIA DE FAZER EXERCÍCIOS | 0 |
2 | CONVIVENDO COM O STRESS | 0 |
2 | EXERCÍCIOS DO MÓDULO II | 0 |
2 | EXERCÍCIOS RECOMENDADOS | 0 |
2 | FILOSOFIA DE VIDA INDEPENDENTE | 0 |
2 | HIGIENE PESSOAL : BANHO | 0 |
2 | HIGIENE PESSOAL : CUIDANDO DA PELE | 0 |
2 | HIGIENE PESSOAL : CUIDE BEM DAS PRÓTESES | 0 |
2 | HIGIENE PESSOAL : HIGIENE ORAL | 0 |
2 | MANTENDO A COLUNA SAUDÁVEL | 0 |
2 | OBSERVAÇÕES IMPORTANTES DURANTE OS EXERCÍCIOS | 0 |
2 | RESPEITO E DIGNIDADE | 0 |
2 | SINAIS DE NECESSIDADE DE AJUDA PROFISSIONAL PARA O CUIDADOR | 0 |
3 | ATIVIDADES FÍSICAS | 0 |
3 | AVC: REABILITAÇÃO DO PACIENTE COM AVC | 0 |
3 | AVC: TIPOS DE AVC | 0 |
3 | CAUSAS DA HIPERTENSÃO ARTERIAL: DIAGNÓSTICO | 0 |
3 | CAUSAS DA HIPERTENSãO ARTERIAL : FORMAS DE TRATAMENTO | 0 |
3 | CAUSAS DA HIPERTENSãO ARTERIAL : SINTOMAS | 0 |
3 | DIABETES TIPO 1 : SINTOMAS | 0 |
3 | DIABETES TIPO 2 : PRINCIPAIS SINTOMAS | 0 |
3 | EXERCÍCIOS DO MÓDULO III | 0 |
3 | MAL DE ALZHEIMER : CUIDANDO DO PORTADOR DE ALZHEIMER | 0 |
3 | MAL DE ALZHEIMER : ESTÁGIO GRAVE | 0 |
3 | MAL DE ALZHEIMER : ESTÁGIO LEVE | 0 |
3 | MAL DE ALZHEIMER : ESTÁGIO MODERADO | 0 |
3 | REINSERÇÃO SOCIAL | 0 |
3 | TREINAMENTO NAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA | 0 |
4 | ALIMENTAÇÃO | 0 |
4 | APARELHO DIGESTIVO : ALTERAÇÕES GÁSTRICAS | 0 |
4 | APARELHO DIGESTIVO: ALTERAÇÕES INTESTINAIS | 0 |
4 | APARELHO DIGESTIVO: CAVIDADE ORAL | 0 |
4 | APARELHO DIGESTIVO: CONSEQUÊNCIAS DAS ALTERAÇÕES NA CAVIDADE ORAL | 0 |
4 | EXERCÍCIOS DO MÓDULO IV | 0 |
4 | HIDRATAÇÃO : ESTRATÉGIA | 0 |
4 | NUTRIÇÃO | 0 |
5 | ASFIXIA | 0 |
5 | COM RELAÇÃO AO IDOSO: TRANSPORTE DA VÍTIMA | 0 |
5 | CONVULSÕES | 0 |
5 | CORPO ESTRANHO NOS OLHOS | 0 |
5 | ENVENENAMENTO OU INTOXICAÇÃO | 0 |
5 | EXERCÍCIOS DO MÓDULO V | 0 |
5 | FUNDAMENTOS PARA O TREINAMENTO DE EQUILÍBRIO | 0 |
5 | INGESTÃO DE UM CORPO ESTRANHO | 0 |
5 | PARADA CÁRDIO-RESPIRATÓRIA: IDENTIFICANDO UMA PARADA | 0 |
5 | PICADAS DE INSETO | 0 |
5 | PREVENÇÃO DE QUEDAS : FORA DE CASA | 0 |
5 | PREVENÇÃO DE QUEDAS : NO BANHEIRO | 0 |
5 | PREVENÇÃO DE QUEDAS : QUEDA DENTRO DE CASA | 0 |
5 | QUEIMADURAS COM PRODUTOS QUÍMICOS | 0 |
5 | QUEIMADURAS MAIS COMUNS NO IDOSO | 0 |
6 | ELEVAÇÃO LATERAL DOS MEMBROS SUPERIORES | 0 |
6 | EMPURRAR A CADEIRA | 0 |
6 | EXERCÍCIOS DO MÓDULO VI | 0 |
6 | EXERCÍCIOS PARA TREINAR A FORÇA | 0 |
6 | EXERCÍCIOS PARA TREINAR O EQUILÍBRIO : ELEVAÇÃO LATERAL DO MEMBRO INFERIOR | 0 |
6 | EXERCÍCIOS PARA TREINAR O EQUILÍBRIO : EXTENSÃO DE QUADRIL | 0 |
6 | EXERCÍCIOS PARA TREINAR O EQUILÍBRIO : FLEXÃO PANTA | 0 |
6 | EXERCÍCIOS PARA TREINAR O EQUILÍBRIO : LEVANTAR E SENTAR SEM A UTILIZAÇÃO DAS MÃOS | 0 |
6 | EXERCÍCIOS PARA TREINAR O EQUILÍBRIO : FLEXÃO DE QUADRIL | 0 |
6 | EXTENSÃO DE COTOVELO | 0 |
6 | FLEXÃO DE COTOVELO | 0 |
6 | FLEXÃO DE OMBRO | 0 |
6 | FUNDAMENTOS PARA TREINAMENTO DA RESISTÊNCIA | 0 |
OS CURSOS LIVRE TÊM COMO OBJETIVO OFERECER UMA OPORTUNIDADE DE APERFEIÇOAMENTO E CONHECIMENTO EM NOVAS ÁREAS DE FORMAÇÃO, PODENDO SER REALIZADO POR QUALQUER CANDIDATO, SEM EXIGÊNCIA DE FORMAÇÃO MÍNIMA OBRIGATÓRIA, AMPARADO PELA LDB – LEI Nº9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996