ENCONTROS PRESENCIAIS OBRIGATÓRIOS DOIS ENCONTROS PRESENCIAIS SEMESTRAIS, PARA A REALIZAÇÃO DAS PROVAS PRESENCIAIS (REALIZADOS AOS SÁBADOS).
Informações
O CURSO DE PEDAGOGIA TEM COMO OBJETIVO CAPACITAR O ALUNO PARA LECIONAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL, NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E NO ENSINO MÉDIO. O PEDAGOGO PODE AINDA SE DEDICAR À DIREÇÃO, COORDENAÇÃO, SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES. HÁ TAMBÉM A POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO EM EDITORAS NA PRODUÇÃO E/OU REVISÃO DE MATERIAL DIDÁTICO OU EM ÓRGÃOS PÚBLICOS, COMO FISCAL DA LEGISLAÇÃO DE ENSINO.
A FLEXIBILIDADE E O ACOMPANHAMENTO CRÍTICO DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E DAS CONSTANTES MUDANÇAS DO MUNDO GLOBALIZADO FAZEM PARTE DOS PRINCIPAIS REQUISITOS PARA ATUAR NESTA PROFISSÃO.
MÓDULO | DISCIPLINAS | CH |
---|---|---|
1 | ESCOLA E SOCIEDADE | 40 |
1 | METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTIFICO | 60 |
1 | PROFISSÃO DOCENTE | 40 |
2 | FILOSOFIA | 60 |
2 | FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE | 80 |
2 | PORTUGUÊS | 50 |
2 | PRÁTICAS CURRICULARES 1 - PROFISSÃO DOCENTE | 50 |
3 | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 70 |
3 | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA | 40 |
3 | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO | 50 |
4 | DIDÁTICA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO | 70 |
4 | PRÁTICAS CURRICULARES II - TEORIAS DA APRENDIZAGEM | 50 |
4 | RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS | 40 |
4 | TEORIAS DE CURRÍCULO | 60 |
5 | GESTÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS | 70 |
5 | POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO | 80 |
5 | TÓPICOS DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 60 |
6 | EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA | 40 |
6 | PRáTICAS CURRICULARES III – GESTãO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS | 50 |
6 | PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 70 |
6 | SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 70 |
7 | AVALIAçãO DA EDUCAçãO E DA APRENDIZAGEM | 60 |
7 | JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS | 40 |
7 | LITERATURA INFANTIL | 40 |
8 | EDUCAçãO, CORPO E MOVIMENTO | 40 |
8 | FUNDAMENTOS TEóRICOS E METODOLóGICOS DA ALFABETIZAçãO | 80 |
8 | GESTãO ESCOLAR INTEGRADA | 80 |
8 | PRáTICAS CURRICULARES IV - ALFABETIZAçãO | 50 |
9 | FUNDAMENTOS TEóRICOS E METODOLóGICOS DA EDUCAçãO INFANTIL | 80 |
9 | METODOLOGIA DO ENSINO DA LíNGUA PORTUGUESA | 80 |
9 | PRINCíPIOS E MéTODOS DE SUPERVISãO E ORIENTAçãO EDUCACIONAL | 70 |
10 | ALFABETIZAçãO E LETRAMENTO: AQUISIçãO DA ESCRITA | 80 |
10 | METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMáTICA | 80 |
10 | PRáTICAS CURRICULARES V – METODOLOGIA E PRáTICA DE ENSINO | 50 |
10 | TECNOLOGIAS NA EDUCAçãO | 40 |
11 | ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR | 40 |
11 | FUNDAMENTOS ECONôMICOS DA EDUCAçãO | 50 |
11 | LEGISLAçãO E POLíTICAS PúBLICAS PARA A DIVERSIDADE | 60 |
11 | NOçõES DE NEGóCIOS PARA O PEDAGOGO | 60 |
12 | FUNDAMENTOS TEóRICOS E METODOLóGICOS DA EDUCAçãO ESPECIAL E INCLUSIVA | 80 |
12 | PRáTICAS CURRICULARES VI – EDUCAçãO ESPECIAL E INCLUSIVA | 50 |
13 | EDUCAçãO à DISTâNCIA | 60 |
13 | EDUCAçãO DE JOVENS E ADULTOS | 60 |
13 | LETRAMENTO EM LIBRAS | 60 |
14 | DIMENSõES DA NãO APRENDIZAGEM | 60 |
14 | ESTáGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATóRIO II | 130 |
14 | PRáTICAS CURRICULARES VII – EDUCAçãO DE JOVENS E ADULTOS | 50 |
14 | PROCESSOS EDUCATIVOS NãO FORMAIS | 60 |
14 | PSICOMOTRICIDADE | 40 |
15 | FUNDAMENTOS TEóRICOS E PRáTICOS DO ENSINO DE CIêNCIAS | 80 |
15 | FUNDAMENTOS TEóRICOS E PRáTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA | 80 |
16 | DIREITOS HUMANOS | 50 |
16 | ESTáGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATóRIO III | 120 |
16 | FUNDAMENTOS TEóRICOS E PRáTICOS DO ENSINO DE HISTóRIA | 80 |
16 | PRáTICAS CURRICULARES VIII – RECURSOS PEDAGóGICOS | 50 |
AUTORIZADO PELA PORTARIA N° 1.207 DE 24/11/2017